quinta-feira, 27 de junho de 2013

Proposta educativa da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal


REPÚBLICA DE ANGOLA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE ANGOLA-BENGUELA

 

                    HISTÓRIA DA PEDAGOGIA

 

 TEMA: O CONTRIBUTO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS PENTECOSTAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL EM ANGOLA

 


 

Introdução

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do 1º dia da semana apareceu primeiramente à Maria Madalena, da qual tinha expulsado 7 demónio. E, partindo ela anunciou-o aqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.

            E ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não creram.

            E depois, manifestou-se noutra forma a dois deles, que iam de caminho, para o campo.

            E, indo estes a anunciaram-no aos outros, mas nem ainda este creram.

            Finalmente, apareceu aos onzes (11), estando eles assentado juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

            E disse-lhes: ide por todo o mundo pregue o evangelho a toda criatura.

            Quem crer e for baptizado será salvo: mas quem não crer será condenado.

            São Marco 16 – 9 – 16.


Achegada dos primeiros missionários em Angola foi em 1938 era o casal Edmundo Parl Stark vindo de Canada desembarcaram do Porto do Lobito, seguiram para Benguela. Como não tiveram autorização de abrir uma missão, pelo que dirigiram-se ao Bié onde foram recebidos pelos missionários de J.E. Bodaly na missão de Chitau dos irmãos Plymauth este é na  igreja evangélica dos irmãos em angola [I.E.I.A] e o contacto que o casal teve com outros missionários do Bié, foram informados que na província do Kwanza Sul não havia nenhuma obra Protestante.

            Em 1939 no município da Kibala o missionário adoeceu de malária como um dos pontos em que assenta a doutrina Pentecostal é a cura pela fé não procuram de mediato uma ajuda médica, quando um médico missionário chegou depois de se aperceber era tarde de mais, então o missionário morreu aos 22 de Março de 1939.

            Após a morte do missionário, a viúva continuou com os contactos mas o governo continuava regeitar uma estação missionária. Mais tarde surgiu a segunda guerra mundial, a igreja de Deus aconselhou, missionária Stark a regressar ao Estados Unido, depois de um tempo vai a Portugal estudar a língua portuguesa. Terminando a guerra um ano depois em Portugal na cidade de Lisboa contacta o Reverendo Tage Stahlberg um missionário sueco que presidia a igreja Pentecostal em Portugal, a pedir um missionário português que ajudasse no trabalho missionário em Angola.

            O reverendo Tage Stahlberg aconselhou a missionária a fazer uma carta a convenção nacional das assembleias de Deus.

Na realização da convenção em causa, a missionário Stark estava presente e a carta foi lida, o missionário Joaquim Cartaxo Martins participou que apesar de não houver um apelo por parte da direcção da convenção e do silêncio verificado, depois da leitura da carta no final o missionário Cartaxo sentiu-se tocado por aquela carta no mesmo instante teve uma conversa com a missionária Stark.

            O missionário Cartaxo pós em casa compartilhou o sentimento com a sua esposa, a missionária Joaquina Cartaxo que de mediato aceitou por sentir a mesma comunicação. A seguir falou com a família e com missionário Tage sobre a convenção.

            Depois do contacto com a igreja, a igreja pede um visto a embaixada de entrada à Angola, para a missionária Stark e mais quatro (o casal e dois filhos) infelizmente o governo português não aceitou. Dando o impasse surgindo a direcção da igreja não predispões a envia-la pessoalmente ela foi a Nova York pediu visto português que imediatamente autorizaram-na, no dia 7 de Fevereiro de 1948 embarcou finalmente por conta própria em ajuda da sua família e seus amigos para Angola, a viagem durou três semanas de barco é no Lobito onde desembarcou era aguardada pelo reverendo Bodaly que se tinha tornado amigo de casal Stark 10 anos atrás. O missionário Cartaxo os seus contactos com a família ajuda de igreja de Deus E.U, o missionário Tage, tudo estava feito mas não houve garantia de nenhuma igreja em Lisboa onde era membro, ele teve que vender suas mobílias para comprar as passagem, e guardar algum dinheiro para sua sustentabilidade em Angola. Em Março embarcou para Angola chegando em 18 de Março de 1948 desembarcando do porto do Lobito e guardando pela missionária Stark que os levou para sua residência onde também foram residir na cidade de Benguela na rua 5 de Outubro.

            A missionária Stark começa o seu trabalho com missionário Cartaxo Martins como cidadão português o direito de se fixar em qualquer parte do território angolano, começa pela evangelização nos bairros periférico de Benguela em companhia da sua esposa no período de tarde nesta evangelização surgiu aceitação da primeira alma que fora baptizado no baptistério que existe ainda até hoje na rua 5 de Outubro dentro de uma marcenária mesmo ano convite da missionária Stark deslocam em Maio pela primeira vez a cidade de então novo Redondo (Kwanza Sul). Passando por várias localidades com novo Redondo, Porto Ambuim, Celes e Gabela etc.

 

                                             Trabalho educacional

Começa uma escola de alfabetização as crianças indíginas de baixo de uma árvore uma media de seis (6) crianças o desenvolvimento torna-se enorme a missionária Stark e a família Cartaxo Martins mudaram-se para o Kirimbo, porque a final em 1952 fundou-se uma missão pondo o nome de Vista Alegre sendo a primeira missão.


 

            Nesta missão a educação era feita da seguinte maneira:

As mães sentavam  com as meninas ensinando-lhes a costura, culinária cuidar da casa e dos filhos.

            Os rapazes sentavam com os homens ensinando-lhes a vida futura dentro dos lares.

            A educação naquele tempo não tinha estabilidade, dava-se o ensino da 1ª e 4ª classe.

A educação tinha como objectivo evangelizar e abrir a mente das pessoas para se tornarem líderes das igrejas em todos cantos do país, e também terem preparação psicológica, moral, material e espiritual.

 

 

Viagem de pesquisa do grupo nº 6 a província do Kwanza Sul

         No dia 20 de Julho de 2012 quando era 09horas e 10 minutos o grupo nº 6 partir para a província do Kwanza Sul numa viagem percorrida cerca de 3 horas em direcção Kuirimbo, quando chegamos fomos recebidos pelo reverendo André Miguel Casimiro e seu elenco.

            Depois da sua recepção o reverendo por sua vez nos dirigiu a igreja assembleia de Deus Pentecostal do Sumbe onde tivemos uma conversa a cerca da nossa investigação sobre o tema o contributo da assembleia de Deus Pentecostal no âmbito educacional em angola.

            Na qual destacamos primeiro, onde ficava situada a primeira missão, e quem realmente fundou? O reverendo deu os seguintes respostas: a primeira missão situa-se na comuna do Kirimbo município do Porto Ambuím província do Kwanza Sul. E chamava-se missão de Vista Alegre. Do Porto Ambuím ao Kirimbo são 75 quilómetros.

            Foi fundada por missionária Stark e o casal missionário Cartaxo Martins, devido a falta de acesso de estrada não possibilitou-nos chegar na comuna do Kirimbo, segundo reverendo disse que actualmente a missão não existe mas ficou os marcos históricos [como pilares e alicerce.]

            O contributo da igreja para a educação começa uma escola de alfabetização as crianças indígenas em baixo de uma árvores com uma média de seis (6) crianças o desenvolvimento torna-se enorme a missionária Stark e a família Cartaxo Martins mudaram-se para o Kirimbo porque a final em 1952 fundou uma missão pondo o nome de Vista Alegre, sendo a primeira missão.

Nesta missão a educação era feita da seguinte maneira as mães sentavam com as meninas e ensinando-lhes costura, culinária cuidar das casas e dos filhos. Os rapazes sentavam com os pais ensinando-lhes vida futura dentro dos lares.

            A educação naquele tempo não tinha estabilidade, dava-se ensino da 1ª a 4ª classe.

            A educação tinha como objectivo abrir a mente das pessoas para se tornarem líderes das igrejas em todos cantos do país, e também terem a preparação psicológica, moral, material e espiritual.

            No dia 21 de Julho de 2012 regressamos quando era 10horas e 30 minutos com destino a Catumbela, muito antes da partida despedimo-nos ao reverendo e desejou-nos com a sua bênção boa viagem e voltam sempre que precisarem.

 

 

Conclusão

 

            Concluímos - louvamos a Deus pela visão do casal Stark, missionário Joaquim Martins Cartaxo e outros, esta denominação conhecida em todas as províncias de Angola, com uma média de quase milhares de crentes.

            Esta instituição religiosa desempenhou e continua a desempenhar um papel importantíssimo na formação dos quadros nacionais na área da educação, como não só quase em todas sociedades do nosso país.

 

                                            Bibliografia

1-    Memórias de um missionário – Joaquim António C. Martins

2-    Historial da igreja Assembleia de Deus Pentecostal

3-    Reverendo Henriques – Lobito

4-    Bíblia Sagrada

5-    Reverendo – André Miguel Casimiro – Sumbe

 

 

 

1º ANO DO CURSO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

PERÍODO: TARDE

GRUPO: 6

OS INTREGRANTES DO GRUPO        

ANTÓNIO MANUEL VINGANO

ANA MARIA LAURIANA

ARLETE SEGUNDA EDUARDO

CELESTE NATALIA FUNDANGA

EVA KULIVELA LUANGO

FREDERICO MANUEL V. SAMULILA

ODETH DE FÁTIMA ADRIANO

OFERTA DASDORES VIGÁRIO

VENÂNCIO MUHONGO Q. NUNES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário