quinta-feira, 13 de junho de 2013

Discurso dos caloiros proferido pelo mestre A Jinja no dia 27 de Abril de 2013




 

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO CATÓLICO DE BENGUELA

Área Académica

 

 

Baptismo dos caloiros 2013-04-27

Senhor Professor Doutor Amadeu Ngula, Director geral do Instituto Superior Politécnico católico de benguela

Senhores  Vice-Directores

Senhores chefes de departamentos

Senhores convidados

Senhores membros da comissão Instaladora da Associação dos estudantes

Caros Estudantes

Senhores Funcionários,

Minhas Senhoras e meus Senhores

 

Em nome do vice- Director para área académica, Doutor André Macala

 queremos felicitar boas vindas a todos aqui presentes, mas em particular as nossa boas vindas dirigem-se aos estudantes que ingressaram pela primeira vez na nossa comunidade académica. O ISPOCAB já vos acolheu,mas hoje de modo simbólico quer manifestar o seu gesto neste “rito de caloiros”, feito normalmente com água sobre o iniciado através da  efusão ou aspersão.

 

Dignisissimos estudantes que ingressastes pela 1ª vez no ISPOCAB; historicamente a Instituição existe há já  seis anos . Foi homologada através do decreto presidencial nº 168 de 23 de julho de 2012, publicado no Diário da república I Série – nº 141, de 24 de Julho do mesmo. Nasceu assim, oficialmente, o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB).

 

Orgulhosos pelos seis anos de existência, o ISPOCAB é consciente de quantas e quais sejam as responsabilidades que comportam o ser hoje uma “universidade católica”. Entre as primeiras responsabilidades, existe certamente aquela de fortalecer – no campo da pesquisa científica, sobretudo – a relação entre fé  e razão,  de modo que a antropologia cristã nao apareça nunca subordenada ou de nivel inferior aos confrontos do conhecimento científico, mas que oriente os avanços e ilumine os resultados. O mundo de hoje tem sede do sagrado, tem necessidade da antropologia cristã.

Dignissimos estudantes: o ISPOCAB acolhe-vos de mão abertas, indicando-vos a missão originária e sempre actual da universdiade católica, aquela  de fazer pesquisa científica e actividade didáctica segundo um coerente projecto cultural e formativo, ao serviço das novas gerações e do desenvolvimento humano e cristão da sociedade. A universdiade católica é por isso um grande laboratório no qual, segundo as divesas disciplinas, elaboram-se novos percursos de pesquisa  em confronto estimulante entre fé e razão que tende a recuperar a sintese harmónica alcançada por S. Tomás de Aquino e por outros grandes do pensamento cristão.

Termino citando S. Francisco de Assis, patrono da ISPOCAB: onde houver erro que eu leve a verdade.

Obrigado

Lobito, 27 de Abril de 2013

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário