quinta-feira, 27 de junho de 2013

Missão do Jinga


UNIVERSIDADE CATÓLICA DE ANGOLA EM BENGUELA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

TRABALHO INVESTIGATIVO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

 

 

 

 

TEMA:

 

MISSÃO DA NDJINGA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participantes:

 

·         Paulina E. A. Loch

·         Mariana Lucas

·         Rosa Alexandrina Ch. Escrita

·         Sandra Martins

·         Joana Chimbulo

 

DOCENTE

 

 

 

 

 

Lobito, 2012

 

INTRODUÇÃO

 

A Missão Católica da Ndjinga, fundada em 1933 pelo Padre Lé Genneo de Nacionalidade Holandês, encontra-se situada na linha divisória entre os Municípios do Bocoio e do Balombo na Província de Benguela, com mais de 40.000 habitantes. Camponeses à sua volta, esta Missão precisa de levantar não só na propriedade eclesial de evangelização mas também na atenção especial que ofereceu aos jovens quanto a formação académica e profissional aos rapazes e meninas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

A população desta área é, com efeitos constituídos por três tribos:

·         Os Bundos – 35.000

·         Os Walundos – 8.000

·         Ovachissa – 2.000

 

Com poucos Cristãos adata fundação a penetração foi dificultada não só pela configuração montanhosa do terreno, área extensíssima e sem vias de comunicação como sobretudo pela rebeldia dos Ovachissanje e do Walundo. Os Bundos mostraram-se sempre bem dispostos para receberem o cristianismo.

Os Walundos receberiam de boa vontade o cristianismo se pudessem continuar poliginas. Como tal não pode ser, dificilmente se convertem. Enquanto aos Wuvasissage é de notar que agora a grande maioria deles ficou a pertencer à missão da paróquia no Bocoio.

Na nossa área há apenas 2.000 representantes destas tribos. São pastores e por isso são nómadas residindo onde os bois tiverem capim e água. Cultivam a terra, plantaram muitas árvores (pomar).

 

Os homens usam um pano que pendem da cintura aos pés, usavam uma camisa doutras vezes de tronco nu. As mulheres untam o corpo e usam colar de missangas no pescoço e argolas de metal nos pulsos e nos tornozelos.

A evangelização deste povo é muito difícil por habitarem os Wuvassissange, no alto do monte quase inacessíveis por serem nómadas e viverem em grupos muito pequenos, muitas vezes formado por uma só família e em fim por praticar o feiticismo e adivinhações sendo o uso de veneno corrente entres eles. Poucos evangelizam dos muito dificilmente aceitam o cristianismo porque não estão nada disposto a deixar a poligamia que praticam.

 

Os enjodos nativos para os centros citadinos do Lobito e Benguela com a consequente designação da família e outra explicação do lento, da cristandade.

Com o crescimento dos centros populaios mais, a necessidade de uma melhor assistência e tendo em vista as grandes distâncias, foi esta missão desmembrada que deu sucessivamente origem as paroquias, Missões de Sousa Laura, Norton de Matos e a Missão da Chila, tendo já antes cedido Catequese ao Sosué, que passaram a ser assistidas na Missão do percurso todas confiadas ao clero diocesana.

 

Com estes desmembramentos muito beneficiou a missão mãe. A sua área ficou muito reduzida, as distâncias muito menores e, por isso mesmo a evangelização muito facilitada podendo até os wuvaxissange serem visitados. em 1950 com a chegada de um grupo religiosas da companhia de Santa Teresa, teve início a Missão feminina que desde então vem prestando inestimável serviços. E um primor a obra realizada por estas religiosas não só formação das raparigas nativas como: Lavar a roupa, engomar, cozinhar, costurar etc. Mas também as religiosas davam assistência aos doentes. Além do dispensário onde diariamente atendiam todos os que  a eles recorrem tendo  uma leprosaria com dezassete (17) internados e 64 doentes que vão tratar a casa.

Tem um (1) pavilhão para os tuberculosos e 15 internados e um número variável de externo.

Com tanto trabalho não fosse bastante pelo seu zelo se funciona ainda uma pequena cresce, com alguns Bebes, cujo o numero vario com forme a circunstancia.

No ponto de vista das instalações definitivos deu-se o arranque por volta de 1946, sendo superior o padre Vantino de Sousa com construção de residência. Devendo-se aos seus sucessores uns dos pedreiros chama-se Bernardo Henrique que morreu em 2009.

Construíram a missão feminina, hospital, Leprosia, Dispensário, Cresce Tulha, produção de Energia, Casa da Religiosas, Igreja, pomar.

Aos actuais Directores, o Padre António Van Honrrick e Francisco Reuverc devem-se as escolas que são magníficas todo o internamento masculino que aí aprendiam uma formação: Mecânica, Pedreira, Carpintaria etc., os barrações para os fieis se abrigarem etc.

Ser-mos-á fácil ajuizar do estado da missão pela estatística de 1966 que a seguir a publicamos.

 

Estatísticas de 1966

 

o   População …………………….……... 45.000   

o   Católicos ………………………...….….. 9862

o   Família Cristãs …………….…....…….. 2143

o   Aldeias Cristãs ………………..….….….. 152

o   Catequistas ……………………………… 146

o   Baptismo …………………………...…….1224

o   Casamento ……………………………..... 233

o   Hospital dispensário ……………………... 1

o   Curativos …………………………..….. 35846

o   Escolas ……………………………………. 8

o   Professores ……………………………….. 6

o   Alunos Internos ………………….……… 382

o   Alunos externos...………………….…… 538

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obra escrita pelo padre Abel

 

Capa

·         Padre Cândido e F. da Costa

 

·         Título do livro: 100 anos dos missionários do Espírito Santo em Angola.

·         Ano: 1966 a 1936   Nova Lisboa – 1970           pág. 330 à 333

                                               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário